PACTO EDUCATIVO GLOBAL

Provincia del Cono Sur

 O Pacto Educativo Global é promovido pelo Papa Francisco para construir o futuro do planeta. Com ele pretende-se reavivar o compromisso por e com as jovens gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz da escuta paciente, do diálogo construtivo e da compreensão mútua.

Trata-se de construir uma “aldeia da educação”, em que se compartilhe, na diversidade, o compromisso de gerar uma rede de relações humanas e abertas, em que a educação seja portadora de uma aliança entre todas as dimensões da pessoa: entre o estudo e a vida; entre as gerações; entre os docentes, os estudantes, as famílias e a sociedade civil, com suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, desportivas, políticas, econômicas e solidárias.

O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. No dia 15 de outubro de 2020 o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o globo tem se mobilizado para discutir, mobilizar e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais.

 

Como Provincia Cono Sur, convencidos de la importancia y necesidad de la educación y de la transformación que ella suscita, nos adherimos a la propuesta del Pacto Educativo Global. Todos los días miércoles del mes de junio compartimos, a través de nuestras redes sociales, material referente al Pacto Educativo Global.