© 2016 NEWSODN Compagnia di Maria Nostra Signora
  • Vendredi, 29 Mars 2024
  • Sainte Gwladys

Projeto “Compartilhando Histórias”

Provincia del Cono Sur

No dia 23 de novembro de 2017 foi promovido um encontro entre os alunos do 9º ano do Colégio da Companhia de Maria e da Escola Municipal Lourenço Filho. As instituições ficam cerca de 100m uma da outra, mas retratam realidades bastante distintas.

Neste dia foi a culminância do projeto “Compartilhando Histórias”. Inspirados por uma proposta desenvolvida em outra instituição pela professora de Português do ano anterior, os alunos do Colégio da Companhia de Maria propuseram à professora Flávia Cassino (ex-aluna do colégio), que trocassem correspondências com alunos da escola municipal. Atuando como docente de Língua Portuguesa do 9º ano em ambas as instituições, a professora atuou como “carteira” nesse processo. Mas não apenas isso, todas as cartas eram revisadas e corrigidas junto aos alunos. O resultado foi bastante positivo.

Ao final de 3 meses de trocas de correspondência, muitos preconceitos e paradigmas foram quebrados. A distância social entre as duas instituições de ensino, foram minimizadas por meio de gentilezas e carinho transmitidos através das cartas, propiciando o surgimento de algumas amizades.

Fica o aprendizado que a empatia e o amor superam qualquer barreira, seja ela física ou social.