© 2016 NEWSODN Compagnia di Maria Nostra Signora
  • Friday, March 29, 2024
  • St. Gladys

Cinco anos de Florais de Bach no CEJOLE

Amenizar o sofrimento das pessoas, através do nosso projeto de escuta e acolhida com florais, é um verdadeiro presente que o trabalho no CEJOLE tem proporcionado.

Noviembre 2014 | Nilce Antunes de Freitas, odn (Brasil) | Experiences

Nosso modo de pensar, nossos sentimentos, nossas emoções, têm uma influência muito grande sobre nossa saúde física. Dr. Edward Bach, médico britânico do início do século 20, soube perceber isso a partir de suas experiências com as plantas. Por sua paixão à natureza, ele iniciou uma pesquisa com as flores e descobriu que elas teriam o poder de tratar as aflições humanas e curar as pessoas e não apenas os sintomas dos problemas. Assim, ele desenvolveu suas 38 essências de flores que chamamos Florais de Bach.

Graças a um projeto de saúde complementar, implementado há 15 anos, na paróquia N.S. Aparecida no Jardim Miriam, SP, pelo padre Irlandês José Dillon do Verbo Divino, pudemos conhecer e experimentar os benefícios proporcionados por essas essências das flores.

Em 2008, fizemos o curso de terapeutas de florais e, no ano seguinte, levamos o projeto dos Florais de Bach ao CEJOLE - Centro de Educação Popular Santa Joana de Lestonnac- com o desejo de torná-lo acessível a todos que necessitassem de um alívio emocional.

São cinco anos de ação de graças, de realização, de contentamento pela experiência, no atendimento dessa população menos favorecida, num pedacinho da grande periferia de São Paulo. Proporcionar acolhida, escuta, alívio com o atendimento e a essência, tem sido um diferencial na vida dessas pessoas. Somos uma equipe de 09 voluntárias e fazemos uma média de 25 atendimentos no primeiro sábado de cada mês.

O CEJOLE é um oásis, no bairro de Americanópolis, pelo extremo carinho no atendimento. Como terapeuta, sinto que o trabalho voluntário que faço aqui, uma vez ao mês, é muito prazeroso. Sou grata por poder usufruir desse espaço delicioso” - Alda Santos.

O floral tem a capacidade de renovação e transformação, chamando o indivíduo para a vida com um novo olhar” – Marli.

Quando você trata uma pessoa, a família toda pode se beneficiar dos efeitos deste tratamento. É realmente gratificante ver os resultados de uma terapia tão simples.” - Cida.

Peço a Deus a sabedoria para que eu possa continuar estendendo a mão para meu próximo. O mais lindo é quando encontramos com as pessoas felizes e agradecidas por estar bem com a ajuda dos florais.” - Raimunda.

Nesses anos que participo, é muito gratificante ver como a terapia do floral ajuda a equilibrar, cicatrizar dores e emoções de pessoas carentes aqui do Cejole. Presenciei pessoas em estado depressivo que teve uma grande melhora. A união de todas as terapeutas e o espaço do Cejole fazem com que esse projeto siga ajudando todas essas pessoas. Obrigada!” Simone.
 

Nilce Antunes de Freitas, odn: religiosa da Companhia de Maria, Brasil. Bacharel em Serviço Social e terapeuta de florais.


Descargar artículo en PDF

 

ADD COMMENT

0 Comentarios

Experiences