A festa de Santa Joana no compa

Celebrações no dia de Santa Joana no colégio de São Paulo

Mayo 2014 | Sonia Goretti Pires (São Paulo, Brasil) | Esperienze

Celebrando nossa vida de ser Companhia de Maria...ade que nos dá identidade...
O “Projeto Identidade”, proposto pela pastoral, quer dar importância às celebrações da família Companhia de Maria. O dia 15 de maio, dia de Santa Joana de Lestonnac, em nossa Comunidade Educativa, foi celebrado em meio a momentos muito significativos para todos.

Compartilhamos o pão
Logo pela manhã, foram iniciadas as homenagens a Santa Joana. A Comunidade Educativa foi agraciada com uma nova imagem da Santa, vinda da Espanha. É uma réplica, em tamanho menor, da que atualmente se encontra no Templo da Sagrada Família, em Barcelona. Preparamos, com muito carinho, um momento de entronização da imagem, durante a Eucaristia. Ao som do hino “Mulher de fé profunda”, executado por nossos jovens, Santa Joana entrou, acompanhada pelas Irmãs que traziam nas mãos velas acesas, simbolizando a “chama”. Ao chegar no local onde seria colocada, as Irmãs, com as chamas acesas, entoaram o trecho do hino; “ que não apague a chama que arde em teu coração...”., como uma espécie de mantra. Quando elas terminaram de cantar, as luzes se acenderam e todos repetiam juntos fortemente, “Mulher de fé profunda...”.

No ofertório, em estilo AHE, tivemos a presença de quatro mulheres de nossa Comunidade, duas educadoras grávidas e duas jovens do curso médio, que apresentaram ao altar do Senhor, sementes, uvas, trigo, pão e vinho entre danças e expressões corporais.

Durante a comunhão, os pães trazidos no ofertório foram distribuídos, pelas Irmãs presentes, aos nossos alunos pequenos que ainda não fizeram a primeira Eucaristia, simbolizando a partilha do pão da vida, Jesus, a grande paixão de Santa Joana de Lestonnac. Ao final, saímos todos, em procissão, em direção ao local reservado à imagem de Santa Joana. Com muita alegria, vivas e aplausos ela foi colocada bem próxima aos alunos, que poderão vê-la diariamente e desde onde poderá abençoar e acompanhar a todos, sempre.  Santa Joana de Lestonnac, rogai a Deus por nós!

Celebrando nossa vida de ser Companhia de Maria...

Durante todo o dia tivemos momentos de encontro e partilha, para aprender mais sobre a Vida de Santa Joana, através de vídeos, imagens, etc. E, para comemorar com mais sabor, foram oferecidos pipoca e algodão doce a todos os nossos alunos, educadores e funcionários.

Educamos na vida e para a vida...
Momento Artístico Pastoral – Sarau Santa Joana

Um momento único na celebração do Dia de Santa Joana foi quando os jovens talentos do Colégio se apresentaram cantando, tocando violão e guitarra. Em um estilo musical bem brasileiro, foi apresentado o “Cordel Joana de Lestonnac”, contando a vida e a obra de Santa Joana de um modo bem original. Acesse aqui a letra da música escrita pelo professor Fabio Freire.
Muitas outras músicas cantadas por nossos jovens maravilharam a todos os que assistíamos ao espetáculo. À medida que se apresentavam e cantavam, muita emoção tomava conta de nós e a confirmação de que temos muitos jovens talentos, e mais, que a música, o canto, a arte em geral, contribuem enormemente para o crescimento na autoestima, na liberação do afeto e das emoções, na integração da pessoa. Neste sentido, Santa Joana nos reservava belas surpresas, que pudemos contemplar com grande alegria e muitos e significativos aplausos.
Por tudo o que vimos, ouvimos e tocamos, nós damos testemunho: Santa Joana de Lestonnac continua viva através de seu Projeto Educativo e de nossas mãos e corações para colocá-los, cada vez mais, a serviço da juventude e dos mais necessitados.
Santa Joana, não deixe apagar a chama que temos acesa em nosso coração!

I Encontro COMPAIS – Festejar Santa Joana junto às famílias
Num encontro muito interessante os pais compareceram para tratar de um tema preocupante nos tempos de hoje: “cyberbulling e dependência tecnológica”, numa abordagem informativa e formativa,tendo como fundamento e horizonte o Projeto Educativo Companhia de Maria. Encerramos com um momento de convivência e bem brasileiro: café com bolo, com direito a sorteio de dois bolos a quem tivesse nascido no dia de Santa Joana(15/5) e levasse seu nome.
Obrigada Santa Joana por tanta vida partilhada. Como você nós gostaríamos de dizer: “Quem me dera ter mil vidas para colocá-las a serviço da missão”
 

Baixar artigo em pdf

Artigo e fotos pela celebração de Santa Joana entre laicos e religiosas m no colégio de São Paulo (Ana Cecília Siqueira Nogueira: rede laical do Brasil)

Cordel Santa Joana (mp3)

Sonia Goretti Pires: coordenadora da pastoral do colégio de SP. E o outro sobre a celebração das religiosas.

 

AGGIUNGERE UN COMMENTO

0 Comentarios

Esperienze